Carregando...

Cases

Cases de Sucesso da Supry-X


Solução de segurança e alta disponibilidade com Firewall Sophos XG e Nakivo Backup & Replication  - Fundição Venâncio Aires - Faires   




   


   A Fundição Venâncio Aires - FAIRES teve início em 1º de abril de 1986, em instalações modestas, fundindo peças da linha doméstica como panelas e assadeiras. Em 1995, a FAIRES teve um grande impulso quando passou a produzir a linha de irrigação e garimpo e em 2013 a Fundição Venâncio Aires recebeu o certificado de Registro do Sistema de Gestão da Qualidade pelo organismo Bureau Veritas, de acordo com a norma ISO 9001:2008 abrangendo o escopo Fundição de peças em ferro branco, cinzento e nodular. Hoje a FAIRES atende vários segmentos ligados à fundição.

   Augusto Eisermann, com experiência em Tecnologia da Informação a mais de 11 anos, formado em Sistemas de Informação e com MBA em Aplicação Orientada por Processos de Negócio, assumiu o departamento na FAIRES em Julho de 2015 onde é responsável por toda infraestrutura, serviços e segurança relacionados.

   Em meados de Abril de 2017, com a crescente incidência de ataques hackers à empresas ocorridos em todo o globo, Augusto e o Gerente responsável pelo Depto. Wagner Rocha, preocupados com este cenário entram em contato para iniciar um trabalho de melhoria da Segurança da Informação e atualização das ferramentas até então utilizadas.

   CASE: Em conversa como Departamento de Tecnologias e a Administração apresentamos os indicadores Mundiais de Ataques de Ransowmare e as previsões feitas pelo Gartner e também a grande tendência a disrupção por empresas que sofrem ataques deste tipo e não possuem um plano de Reconstrução pós Desastre "DR" Disaster Recovery. Para atender estas demandas iniciamos o trabalho de desenvolvimento do Projeto utilizando ferramentas líderes no mercado e com alto grau de confiabilidade visando atender as expectativas.

   O projeto foi dividido em dois alvos principais. O primeiro foi a Segurança da Informação logo apresentamos o Sophos XG com funcionalidades como AntiSpam e Antivírus de E-mail, IPS, Filtros de Navegação e controle de Aplicativos, tudo isso integrado como Active Directory com login único e Relatórios que trazem uma visão completa de ameaças e da utilização correta dos recursos de Rede e Internet contemplando o dimensionamento dos recursos de tempo e produtividade dos colaboradores.

   Atendendo esta primeira necessidade iniciamos o projeto de melhorias na infraestrutura computacional melhorando o Hardware dos Servidores, introduzindo um Servidor Dell ao ambiente e migrando o sistema de virtualização e XENServer para VMWARE na versão Essentials sugerindo a conversão das Maquinas Virtuais atuais para novo formato e utilizando o parque de Servidores existentes para construir o "Site Backup", prevendo alta disponibilidade para este ambiente instalado em um prédio a uma distância significativa do "Site Principal". Foi implementado toda a infraestrutura necessária como Nobreak, Controle de Temperatura, Switchs, interligação via Fibra óptica e logo após concluído migramos os servidores existentes com um Upgrade de Hardware e com Vmware instalado e prontos para serem Alvo de Replicação das Maquinas Virtuais presentes no ?Site Principal?, a ferramenta Nakivo Backup & Replication foi utilizada por nós para além de fazer o Backup das maquinas virtuais de forma granular também foi criado trabalhos de Replicação tendo o ?Site Backup? como alvo trazendo um cenário de ?DR? com o ambiente ?Site Backup? operacional em poucos minutos caso necessário.

  A implementação aconteceu de forma escalonada onde a operação não foi comprometida e todas as migrações e implementações ocorreram em horário diferente do horário de produção não gerando impacto ao ecossistema da empresa, estimando e seguindo um cronograma com janelas e planos de rollback para cada tarefa atendemos dentro do prazo esperado todas as atividades.

   DEPOIMENTO: Com a troca da solução de firewall/proxy/spam de uma versão gratuita em linux para o Sophos, já tivemos ganhos em não ter a necessidade um servidor dedicado e sim um Appliance para isso. Facilidade para manuseio, tanto de configurações do equipamento, bem como a não necessidade de configurar as estações, filtro de e-mails mais efetivo e diversos recursos relacionados adicionais também são pontos positivos.

  Após o investimento em Hardware/Infra e Aplicativos, notamos uma facilidade maior no manuseio de backups, ambiente de virtualização e tempos de recuperação/execução muito menores. Conseguimos no projeto ter recursos para dobrar nosso cenário atual com tranquilidade.

  "Antes, se um servidor virtual apresentasse algum problema e não conseguíssemos mais subir ele, a solução seria uma instalação completamente nova. Se um servidor físico parasse de funcionar, a solução seria aguardar o suporte para troca do equipamento defeituoso e depois reinstalar sistemas operacionais novamente. Trabalhos que poderiam levar no mínimo 1 dia de trabalho da empresa perdido, caso fosse um servidor crítico. Hoje, em menos de 20 minutos podemos subir um servidor no ambiente "DR" do "Site Backup" e continuar trabalhando normalmente. E para garantir tudo isso, alocamos o "Site Backup" em um espaço completamente isolado e garantido. - Comenta Augusto analisando o cenário.